sexta-feira, 20 de março de 2015

SÃO PAULO RESTAURARÁ ARCOS DE JÃNIO, MAS GRAFITES PERMANECEM!


Seria melhor não mexer nos tijolos, pois poderão se deteriorar. O prefeito deveria mandar tirar esses grafites ridículos e preservar o patrimônio, com vigilância e limpeza ao redor deste monumento, para preservar a história de nossa cidade!!!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Obra conhecida como Arcos do Jânio, na região da avenida 23 de maioA Prefeitura de São Paulo decidiu restaurar os tijolos dos Arcos do Jânio, na região da avenida 23 de Maio. Os planos, por enquanto, não incluem mudanças nos controvertidos grafites recém-pintados dentro dos vãos.
O primeiro passo será um laudo técnico para estudar o material dos tijolos. Uma ideia é a retirada da tinta que os reveste para deixá-los mais aparente
Sobre os grafites pintados no início do mês passado, funcionários da prefeitura reafirmaram que se trata de uma intervenção temporária. Disseram ainda que a controvérsia teve o mérito de dar visibilidade aos arcos.
Os grafites foram duramente criticados por alguns arquitetos e urbanistas por terem sido feitos em um local de preservação histórica.
A prefeitura diz que promoverá em breve debates sobre formas de intervenção em patrimônios históricos.
Para o restauro, foi criada uma comissão, que inclui, entre outros especialistas, o professor Nestor Goulart Reis Filho, da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo).
O grupo faria a primeira vistoria no início da tarde desta quinta-feira (19/3), mas a chuva impediu a visita. A reportagem esteve no local na hora marcada. Dos cerca de 15 grafites, apenas um está vandalizado, e havia algumas pichações nos arcos de tijolo.
Outro problema é o acúmulo de lixo. Segundo guardas civis metropolitanos no local, moradores de rua passaram a dormir ali após a retirada das grades, feita durante a pintura dos grafites.
Datada da década de 1920, a obra é tombada como patrimônio histórico da cidade. Ficou escondida por cortiços durante 60 anos, até ser recuperada pelo prefeito Jânio Quadros (1986-1988), quando ganhou o apelido atual.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário