segunda-feira, 11 de abril de 2011

ARARINHA-AZUL

A Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma arara restrita ao extremo Norte do estado brasileiro da Bahia ao Sul do rio São Francisco. Tal espécie chega a medir até 57 cm de comprimento, com plumagem azul, com asas e cauda muito longas e mais escuras, bico negro com grande dente maxilar e iris amarelo-mostarda. Está seriamente ameaçada de extinção, tendo somente 78 exemplares desta espécie . Também é conhecida pelos nomes de arara-celeste, arara-do-nordeste e arara-spixi.

O maior responsável pelo desaparecimento desta ave é o homem devido ao intenso tráfico. Os compradores são atraídos pela sua bela cor azul e principalmente pela ganância de possuir uma espécie tão rara. Um exemplar da ararinha-azul chega a custar no mercado negro milhares de dólares.

Na animação do diretor brasileiro Carlos Saldanha (do sucesso A era do gelo), o protagonista é Blu, uma arara-azul que mora do estado de Minnesota, nos Estados Unidos, porque foi contrabandeada do Brasil enquanto ainda era um filhote. Ele que acredita ser o último exemplar, descobre que uma fêmea de sua espécie foi achada na América do Sul, e essa é a razão que o faz travar uma longa jornada até o “distante e exótico” Rio de Janeiro.

A viagem, que acontece justamente durante o Carnaval, transforma-se numa grande aventura, que tem as paisagens e os pontos turísticos da cidade maravilhosa como cenário.

O filme já teve um tipo de pré-estréia no desfile deste ano da escola de samba Salgueiro, durante o carnaval carioca, tendo os personagens Blu e Jade, sua companheira fêmea, como destaques em um dos carros alegóricos da agremiação. A prefeitura do Rio contribuiu com 3 milhões de reais para colocar as duas ararinhas na avenida, acreditando que o filme fará uma grande projeção do Rio de Janeiro para o mundo.
Rio promete ser uma das maiores bilheterias desse ano, tanto por se tratar de uma animação de um estúdio consagrado, que já engatou outros grandes sucessos do cinema, como também é um filme que faz apologia às riquezas do Brasil com humor e sagacidade.

Além do casal de araras-azuis, Rio mostra diversos animais típicos das matas brasileiras, como o tucano, o sagui, canário e pica-pau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário