sexta-feira, 20 de maio de 2011

SACOLAS PLÁSTICAS - SÃO PAULO

A proibição de distribuir sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais na cidade de São Paulo foi sancionada nesta quinta-feira por  prefeito Gilberto Kassab. A medida só entra efetivamente em vigor em janeiro de 2012. Mas, durante esse período de adaptação, os estabelecimentos terão de fixar cartazes com a mensagem: "Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis".                                                                 
O texto foi aprovado na Câmara Municipal na última terça-feira. O descumprimento da norma acarretará em multa de R$ 50 a R$ 50 milhões, de acordo com o faturamento da loja infratora. A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
A norma não se aplica, no entanto, às embalagens originais das mercadorias, às embalagens de produtos alimentícios vendidos a granel e nem às embalagens de produtos alimentícios que vertam água.
Está certo que queremos ajudar na melhoria do meio ambiente, mas acontece que o governo da cidade de São Paulo está tirando o problema dos supermercados e passando para a população, visto que teremos de COMPRAR as sacolas recicláveis.
Porque os supermercados não fornecem sacolas plásticas recicláves, sacos de papel como usados antigamente. Simplesmente estão transferindo o problema para a população. E ainda, porque essa lei não se aplica ás embalagens de produtos como arroz e feijão?
E o povão simplismente aceita! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário